Galera que acompanha o nosso blog
No decorrer desse semestre aprendemos muitas coisas sobre Ação Cultural com a Professora Tânia C., e agora nessa postagem falarei sobre alguns conceitos aprendidos. Espero que gostem e opinem.
Ação Cultural
A ação cultural funciona como um instrumento de desenvolvimento humano, ou seja, o conceito de ação cultural é despertar no indivíduo a criação de suas próprias idéias, tirando suas próprias conclusões sobre qualquer assunto apresentado. E através dessa conscientização o indivíduo se torna um cidadão que conhece seus direitos e deveres perante a sociedade. No entanto, a biblioteca se tornou passiva diante da população e não produz mecanismos para atrair a camada mais pobre da sociedade. E nesse caminho que deve entrar o bibliotecário como um mediador da cultura.
No texto A cultura do centro Milanesi (1997, p.131) diz que há dificuldade de se conceituar cultura, e de identificar qual é o espaço mais adequado para trabalhar a cultura, habitualmente no imaginário coletivo ou senso comum cultura está associada há uma classe de elite tradicional (dentro de um contexto de uma minoria), pessoas em condições de privilégio. A ação cultural como política livresca.
Segundo Milanesi, para muitos brasileiros: O homem culto se revela quando fala ou quando transcreve a sua fala por meio da escrita. Na sociedade brasileira “O que prevalece é a idéia básica de consumo, o “ter para ser”, a posse de bens materiais e até mesmo simbólicos.
Quem não conhece uma “Perua Rica” ou ganhador (a) de “reality show” que nunca freqüentou um ambiente escolar, seu linguajar é muito pobre, entretanto agora esta muito bem capitalizado, freqüenta os melhores lugares e faz questão de ostentar o luxo e o glamour. Um exemplo caricato é o caso da Lady Katy (Programa Zorra Total), uma ex-prostituta que ficou com a herança de um Senador, ela sendo de origem pobre (fala medíocre) e agora toda endinheirada ela tenta pertencer à alta sociedade e o seu bordão principal é: EU TÔ PAGANDOOOO!!!!. Entende-se: “quem tem grana é que manda”.
É aí que entra a cultura de massa através da tv e de outros canais de comunicação, a popularização da cultura de elite, ou seja, conhecimentos para os operários e qualquer outro cidadão comum, no entanto é uma cultura de “casca”/ superficial é a adaptação do conhecimento como um todo determinado pelo consumo.
A ação cultural realizada pelos profissionais da informação objetiva a dinamização e a mediação da informação, utilizando-se de estratégias e de ações criativas e inovadoras, que despertem o interesse de um público rodeado por uma realidade muitas vezes problemática.
Como é o caso desse Blog de poesias, que faz parte da ação cultural. Poesias de uma aluna de Biblioteconomia e CI, que estava descontente com o curso e não se dedicava (ela não se interessava pelas aulas),e através da criação do mesmo sobre a supervisão e monitoramento das Professoras Andréa C. (Editoração Eletrônica) e principalmente da Professora Tânia C. (Ação Cultural) houve uma enorme mudança de comportamento. Aquele talento que estava oculto aflorou e hoje ela é uma aluna mais dedicada e participativa. Todo esse trabalho de divulgar suas poesias através do blog trouxe um novo ânimo para Kelly. Isso é o que eu chamo de Ação cultural, provocar mudança na vida das pessoas.
Edson Soares
A respeito da frase "quem tem grana é que manda", me faz recordar a fala do meu avô. Quem pode mais chora menos!!!
ResponderExcluirMuito legal esses esclarecimentos...
Parabéns
Wagner Aparecido
Muito interessante o blog de vcs, pelo visto conseguiram mudar a vida de uma pessoa.
ResponderExcluirMarcos F.
Perua rica é o que mais tem aqui no bairro de Jardins
ResponderExcluirFilipe
Wagner, Marcos e Filipe
ResponderExcluirAgradecemos pela participação no nosso blog